Shimeji: Conheça um pouco mais sobre esse cogumelo incrível e como prepará-lo
top of page
Buscar
  • Foto do escritorThiago Matos

Shimeji: Conheça um pouco mais sobre esse cogumelo incrível e como prepará-lo

Conversando um pouco com nossos parceiros e fornecedores de cogumelos a @miacogumelos, descobrimos maravilhas sobre o mundo dos cogumelos, e hoje vamos falar do mais conhecido deles, o shimeji.

Benefícios:

O shimeji é um dos mais populares cogumelos dentro das cozinhas, ele é bem versátil e pode ser utilizado em diversas preparações. Esse cogumelo contem propriedades e nutrientes importantíssimos para o bom funcionamento do nosso organismo. Ele é rico em vitamina B12, auxilia na manutenção dos tecidos musculares e ainda previne a anemia. E é muito utilizado em receitas para vegetarianos e veganos.


Cuidados:

Para utilizar esse cogumelo em suas receitas, é primordial a higienização correta do mesmo, é ideal limpa-lo com uma escova pequena e agua corrente, para retirar os possíveis resíduos de terra que podem conter. Algo que muitas pessoas fazem, mas não é indicado é deixar o cogumelo de molho para lavar, pois o cogumelo é poroso e ira funcionar como uma esponja e acabar absorvendo toda a agua da lavagem, com certeza influenciando no sabor final.


Armazenamento:

O cogumelo shimeji, dura aproximadamente uma semana na geladeira, a melhor maneira de conserva-lo é colocando dentro de sacos plásticos, já lavados e secos.


Receitas para o shimeji brilhar ainda mais:

Tostata de shimeji e alho poró :

· 5 fatias de pão italiano

· 400g de shimeji fresco

· 40g de manteiga

· 100g de alho poró

· 50ml de vinho branco

· 100ml de shoyu

· 30g de cebolinha fresca


Modo de preparo:

Tostar levemente as fatias de pão italiano em uma panela e reservar, em outra panela aquecida acrescentar a manteiga e o shimeji e dourar por 5 minutos, em seguida adicionar o vinho, após evaporar o álcool, juntar o alho poró e o shoyu. Aguardar 2 minutos.


Colocar essa mistura de cogumelo e alho poró sobre as fatias de pão italiano e finalizar com cebolinha finamente picada.


Trouxinha de cogumelos:

· 300g de shimeji fresco

· 100g de shitake fresco

· 50g de cogumelo paris

· 10ml de azeite de oliva

· 2 dentes de alho

· 30ml de shoyu

· Cebolinha a gosto


Modo de preparo:

Abra uma folha de papel manteiga na bancada, e acrescente os cogumelos já higienizados e temperados com sal e pimenta, regar com azeite e shoyu e acrescentar os dentes de alho picados. Com outra folha de papel manteiga cubra os cogumelos e feche com se fosse uma trouxinha, para o ar não escapar.


Leve ao forno pré aquecido a 200 graus por aproximadamente 20 minutos. Após esse tempo retire a folha decima do papel manteiga, e sirva com cebolinha picada por cima.

Esse é apenas um dos cogumelos maravilhosos que existem e pode ser utilizados em receitas incríveis, procurem saber um pouco mais sobre cada um deles e o que eles tem a nos oferecer além de serem super saborosos.


Um detalhe importante: essas receitas podem ser preparadas com qualquer tipo de cogumelos shimeji, as escolha ficará por conta do gosto e da facilidade de compra, pois alguns cogumelos são específicos de determinadas regiões.

30 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page