5 dicas para fotografar seus pratos e deixa-los ainda mais apetitosos
top of page
Buscar
  • Foto do escritorThiago Matos

5 dicas para fotografar seus pratos e deixa-los ainda mais apetitosos

Alguma vez já fez um prato delicioso e muito bonito mas quando foi tirar a foto ele não ficou tão apetitoso assim? Para fazer fotos incríveis tão boas quantos os pratos que faz, são necessárias algumas técnicas simples que farão toda a diferença no resultado final. Confira nossas dicas.

1- Iluminação

Uma dica essencial para uma fotografia de comida é a iluminação, a foto precisa ser bem iluminada, com uma fonte de luz continua como uma janela com luz do sol por exemplo. A luz natural pode dar o volume e a sombra ideal que o seu prato precisa e para todos ficarem com agua na boca.

Fotografar durante o dia é uma dica que pode auxiliar muito durante as fotos, devido a luz natural, tente não fazer sombra com seu corpo no prato a ser fotografado e opte sempre por superfícies brancas ou pretas para as fotos, para rebater a luz no prato evitando muitas sombras e melhorando os contornos e pequenos detalhes.


2- Composição

Outro item muito importante quando falamos de fotografar pratos é a composição, assim como qualquer foto é sempre importante o ambiente em volta para que o astro principal fique mais em evidencia. Uma composição com outros alimentos, como temperos em grão, ou ervas frescas podem ajudar e muito. Mas cuidado para não perder o foco do principal, que é o seu prato.

Para uma foto com carne por exemplo, composições mais rusticas ajudariam a deixa-la mais bonita, como uma tabua trabalha, uma faca ao fundo... só tome cuidado para não exagerar. Menos é sempre mais.


3- Enquadramento

O enquadramento certo para o seu prato, também fara toda a diferença no resultado final, e vamos dar algumas dicas de enquadramentos utilizados por fotógrafos de gastronomia, para te deixar ainda mais animado a fotografar os pratos.

Um estilo muito utilizado é o enquadramento fechado, onde o ângulo é mais ou menos na altura dos olhos, é muito bom pois realça os detalhes do ingrediente e também as diferentes texturas. Caso não queira utilizar o ângulo na altura dos olhos e optar para um ângulo normal, lembre-se de que o ambiente será mostrado e é muito importante mostrar a visão de quem sentara de frente para o prato.

Outro tipo muito apreciado por fotógrafos de pratos é o ângulo aberto, onde as fotos saem de cima do prato, onde você perde um pouco os detalhes e o foco na textura e no volume dos alimentos, mas ganha em composição de ambiente, é excelente com pratos que são servidos com molhos e acompanhamentos.


4- Profundidade

Alimentos que possuem algum detalhe único como um recheio escorrendo merecem ter a profundidade explorada, desfoque o fundo para evitar distrações e foque somente no que quer mostrar. Para conseguir esse efeito sem câmera profissional existem aplicativos para celular que tem essa função. E o resultado é surpreendente!


5- Ouse

A melhor forma de aprender, é tentando varias vezes, por tanto ouse em tirar varias fotos, em ângulos diferentes, com iluminações variadas e composições que você achar melhor.

Ouse nas louças escolhidas, as vezes sair do prato branco convencional pode transformar sua foto.

31 visualizações0 comentário
bottom of page