Como montar uma horta na sua casa
top of page
Buscar
  • Foto do escritorThiago Matos

Como montar uma horta na sua casa

Atualizado: 7 de nov. de 2018

Hoje em dia nada melhor para trazer frescor e vida a um prato do que ervas frescas e aromáticas, além de deixarem os pratos ainda mais saborosos, não é necessário muito espaço e lhe daremos algumas dicas simples para começar sua horta e ter sempre a mão temperos frescos para os alimentos ou para chás.

Para facilitar, iremos citar algumas ervas aromáticas que são ótimas para cultivar em hortas caseiras e citar os cuidados com cada uma delas.

Alecrim:

Provavelmente a mais resistente das ervas, é excelente para temperar carnes, e se da bem em ambientes ensolarados e com solo úmido.


Cebolinha:

Extremamente saborosa, muito versátil e utilizadas em vários pratos diferentes, pode ser plantadas em vasos pequenos, a melhor dica é replantar as mudinhas vendidas em feiras, plantando os pequenos brotinhos com um pouco de raiz em terra adubada.


Hortelã:

Pode ser usado em muitos pratos e combina muito bem com cordeiro, mas a sua utilização é mais comum em sucos e chás. Para plantar a hortelã é necessário um lugar ensolarado e regue apenas a cada dois dias.


Manjericão:

Suas folhas são extremamente aromáticas e saborosas, os galhos do manjericão podem chegar a 60 cm de altura se bem cuidado, por isso é necessário planta-lo em vasos com um bom diâmetro. Deve ser plantado em lugar que bata sol, e se crescer muito com pouca colheita deve ser podado, para estimular novos galhos e brotações, fazendo-o ficar mais bonito e cheio.


Salsa:

A salsa ou salsinha é muito utilizada nas cozinhas de todo o país, pode ser utilizada em molhos, carnes ou saladas, muito fácil de ser cultivada, é preciso apenas de um pouco de luz solar e água a cada dois dias.


Sálvia:

Não muito utilizada, mas extremamente saborosa, combina perfeitamente com peixes ou cozidos, um molho a base de manteiga e sálvia já torna sua massa incrível sem precisar de mais nada. Seus galhos podem chegar a 30 cm de altura, é necessário luz solar e agua diariamente para manter um lindo pé de sálvia.


Uma horta com ervas frescas próximo da nossa cozinha é algo fantástico, são versáteis e ainda podem contribuir para a decoração do nosso lar. Vale a pena investir um pouco de tempo para ter esse contato com a natureza e de recompensa agregar muito sabor aos pratos.

43 visualizações0 comentário
bottom of page